domingo, 21 de setembro de 2008

Eurofighter Typhoon


O Eurofighter Typhoon é um caça de superioridade aérea e será utilizado na Europa por: Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha; também foi encomendado pela Arábia Saudita. O problema é o custo por volta dos €$ 100.000.000,00 por unidade. Outro problema para o FX2 é o motor, o Eurojet EJ-200, cujo empuxo máximo é de 9000 kgf, com a pós-combustão, e 6000 kgf com empuxo seco, que tem consumo elevado encurtando o raio de ação.O Typhoon foi projetado para a alta manobrabilidade e elevado índice de potencia para se dar bem em combates aéreos fechados, seus aviônicos principais são: o radar ECR-90 que é capaz de apresentar 12 alvos mostrar qual é o mais perigoso, e atacar 8 simultaneamente com mísseis AIM 120 Amraam ou o novo míssil Meteor que tem alcance de +100km.

O Typhoon pode ainda usar os mísseis sidewinder ou os mísseis Asraam e IRIS-T com capacidade de engajamento de alvos que estejam a 90º em relação a cauda do inimigo.

O Dassault Rafale é um caça entre a 4 ª e a 5 ª geração. Construído pela Dassault Aviation que iniciou seu projeto na década de 80 afim de substituir todos os mirage 2000 da força aérea francesa.

O Rafale é um caça de superioridade aérea e polivante, sendo um caça-bombardeio de amplo raio de ação, com 14 pontos duros ele pode carregar um excelente arsenal ar-ar ou ar-terra, ou também tanques extras o que aumenta ainda mais seu raio de ação. Os componentes aviôncios do Rafale são muito avançados, mas entre eles destaca-se o seu radar munti funcional Thomson-CSF Detexis RBE-2 que opera junto ao sistema eletro-óptico avançado OSF (Optronique Secteur Frontal), que inclui câmeras infravermelhas FLIR, telêmetro laser, etc…

Porém não conseguiu nenhuma venda externa para os países aliados, na verdade, ainda não emplacou no mercado externo, apesar de custar por volta dos €$ 60.000.000,00 por unidade um custo bem inferior ao do Typhonn.

Nenhum comentário: